Na hora de comprar o creme dental é importante saber qual o mais apropriado para a sua saúde bucal e das outras pessoas que também irão usar o produto. O importante é que ele, juntamente com uma escova macia, ajude a limpar os dentes, remover a placa bacteriana, e a combater o mau hálito ou halitose.
Para quem tem a boca saudável, a indicação é um creme dental com flúor, que ajuda a remineralizar o esmalte dos dentes, tornando-os mais fortes e protegendo-os contra as bactérias. Mas atenção: é fundamental que o produto tenha concentração em torno de 1500 ppm de fluoreto, para ser eficaz. A exceção na indicação do uso do produto são as crianças menores de 4 anos, que ainda não sabem cuspir, e que a ingestão diária do flúor pode ser prejudicial à saúde.
Se você possui uma sensibilidade ao comer alimentos ou ingerir bebidas quentes ou frias, é recomendável usar cremes dentais específicos, que ajudam no tratamento do problema. Nesses casos, o esmalte do dente pode estar desgastado, e esses produtos criam uma barreira na dentina que impede a reação às temperaturas altas ou baixas.
Agora, se você tiver uma doença periodontal, ou seja, uma inflamação e sangramento na gengiva, será necessário usar um creme dental que, além de flúor, contenha alguma substância antisséptica mais potente, como o caso do triclosano.
Para quem quer clarear os dentes, escurecidos pelo consumo de café, vinho e cigarro, por exemplo, o recomendável é fazer o procedimento no consultório do dentista. Os cremes dentais que têm essa finalidade só produzem o efeito desejado e saudável quando utilizados como complementar ao clareamento dental. Se forem usados sem critério e de forma excessiva, podem causar desgaste no esmalte e sensibilizar os dentes.
Vale dizer ainda que não existe diferença entre creme, pasta ou gel dental na sua eficácia. Apenas no sabor, frescor e na textura do produto.