Por causa do meu último artigo sobre “Os alimentos e bebidas que prejudicam a saúde dos dentes”, recebi algumas perguntas a respeito dos motivos que levam os dentes a ficarem amarelados com o tempo. Respondo agora nesse novo artigo.
Como citei no texto anterior, algumas bebidas escuras como café, mate, chá e vinho, e incluo ainda outras que possuem fortes corantes como os refrescos e refrigerantes por exemplo, quando ingeridas com muita frequência, vão manchando os dentes e dando a eles aquela coloração amarelada.
Também acontece com aqueles que fumam cigarros e cachimbo regularmente, e o tabaco possui substâncias que acabam agindo no escurecimento do esmalte do dente, inclusive trazendo desgaste ao longo do tempo.
E há a questão da genética e do próprio envelhecimento, que contribuem para essa realidade. Com o tempo é natural o desgaste do esmalte dos dentes e isso resulta na cor mais escura.
É importante que você mantenha hábitos saudáveis de alimentação e de higiene bucal para prevenir e reduzir o desgaste e a alteração da cor do esmalte dos dentes.
Em casos recomendáveis, é possível fazer o procedimento para clarear os dentes, e o uso de alguns cremes dentais como coadjuvantes. Porém nesse período alimentos e bebidas citados acima e o próprio fumo devem ser evitados para não interferir no resultado do tratamento.