Artigo
Fluorose Dental


A Fluorose é o excesso de ingestão de flúor durante a formação dos dentes. Esse consumo ocorre principalmente pelo uso de creme dental fluoretado por crianças com idade inferior aos 6 anos, e que consomem na localidade onde moram água já fluoretada, usada para a prevenção de cáries.

Existe ainda a possibilidade dessa criança ingerir medicamentos, alimentos industrializados e água mineral, por exemplo, que também contêm flúor. Por isso, é importante olhar o rótulo e a composição desses produtos antes do consumo.

O resultado da fluorose nos dentes é a porosidade no esmalte e na dentina, chamada de hipomineralização. A maneira mais branda da fluorose apresenta manchas brancas nos dentes. Já nos casos mais graves a coloração é amarronzada e pode comprometer a estrutura do dente.

O tratamento da fluorose consiste em desgastar o esmalte até que a mancha seja removida.

Para evitar a fluorose, os pais devem comprar cremes dentais infantis sem flúor e, a partir dos 4 anos de idade da criança, ir introduzindo aos poucos, e de forma alternada, o uso dos cremes fluoretados.

Mas atenção: A quantidade de creme dental colocada na escova deve ser mínima, e criança não deve engolir, e sim cuspir, todo o produto com flúor durante a escovação dos dentes.

Para receber orientações e acompanhar a saúde bucal das crianças, e evitar a fluorose, é importante que a cada seis meses, ou em caso de necessidade, um dentista seja consultado.