Artigo
Aftas


As aftas são aquelas pequenas lesões dolorosas, brancas com as bordas avermelhadas, que surgem na mucosa da boca, geralmente nas gengivas ou na língua, e que provocam um ardor por cerca de duas semanas e depois somem espontaneamente. Essa inflamação pode aparecer de forma isolada ou em grande quantidade, o que traz então maior dificuldade para engolir alimentos e líquidos, principalmente aqueles mais ácidos.

A causa das aftas é considerada incerta, mas acredita-se que tenha relação com a baixa imunidade do paciente, deficiência nutricional, problemas no sistema digestivo, falta de higiene bucal, predisposição genética, alergia a medicamentos e alimentos, estresse, entre outras origens.

É importante saber que as aftas não são contagiosas, ou seja, não são transmitidas de uma pessoa a outra. E o tratamento alivia os sintomas de dor e queimação com o uso de enxaguantes bucais, bicarbonato de sódio, pomadas apropriadas, vitamina C, dependendo da prescrição do seu médico ou dentista.

Pesquisas apontam que em torno de 10% a 20% da população é afetada pelas aftas, sendo que as mulheres costumam ter a inflamação com mais frequência do que os homens. Geralmente os mais jovens estão mais propensos e ter aftas e as crianças raramente apresentam o problema.

Para prevenir as aftas, faça uma alimentação saudável e mantenha a boa higiene bucal.

Designed by Freepik