Artigo
Lesões Dentais


A cárie é a lesão dental mais conhecida, que provoca perda do tecido dentário, a partir da ação de bactérias. Porém os dentes podem sofrer outros tipos de comprometimento que afetam a saúde bucal e que têm causas diversas. São eles a abfração, abrasão, atrição e erosão.

A abfração dental é a perda da estrutura do dente mais próximo da gengiva e que está ligado ao processo irregular na mastigação ou ao ranger dos dentes durante o sono, chamado de bruxismo. O dente pode estar mal posicionado e o encaixe com o seu opositor não ocorre da maneira correta e gera um atrito que causa desgastes no esmalte, ou seja, na camada mais externa; ou até na dentina, que fica por baixo do esmalte.

A abrasão é um desgaste que expõe a raiz do dente, conhecido por retração ou recessão gengival, e acontece por um agente externo, de forma repetitiva. Ela pode ocorrer devido a uma escovação muito forte, pelo uso de cremes dentais que danificam o esmalte, ao usar o palito para limpar os dentes, ou ao morder cachimbo, lápis, tampa de caneta ou grampo de cabelo.

Na atrição, o desgaste do dente ocorre de maneira mais lenta, que afeta o esmalte e pode chegar a comprometer a coroa dental, tanto em dentes de leite quanto na dentição definitiva. Ela pode se dar na mastigação e de forma natural, com o envelhecimento, ou por causa de bruxismo.

Já a erosão é o desgaste do dente por ação química ácida, sem a participação de bactérias no processo. Geralmente pelo consumo demasiado de refrigerantes, frutas cítricas, vinhos e medicamentos. Ou por quem tem deficiência na produção da saliva, que funciona como uma proteção aos agentes ácidos na boca.

Para prevenir as lesões dentais é fundamental a visita regular ao dentista, a cada seis meses, ou pelo menos uma vez ao ano. O profissional vai identificar a causa ou as causas do problema e iniciar o tratamento adequado, evitando assim a reincidência. E quando houver a necessidade, o acompanhamento será feito também por especialistas de outras áreas, como psicólogo, gastroenterologista e nutricionista, em uma ação multidisciplinar.

Designed by Freepik