Artigo
Saúde bucal e a saúde do coração


Você sabia que a saúde bucal está relacionada com a saúde do coração? Assim como é importante manter a higiene dos dentes e da gengiva para que não haja a presença de bactérias e as consequentes cáries e inflamações na boca, os mesmos cuidados servem em relação ao coração. Esses micro-organismos quando o paciente apresenta abcessos na gengiva podem atingir a corrente sanguínea e chegar ao coração, possibilitando a presença de coágulos, danos em importantes partes do coração, e até infarto.

De acordo com uma pesquisa do Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, 45% das doenças cardíacas apresentaram a origem na cavidade bucal. Entre elas, arritmia e endocardite bacteriana. O tratamento em alguns casos pode ser prolongado, com a administração de antibióticos, e é possível até a necessidade de cirurgias em casos específicos.

Alguns sinais merecem atenção. Se a gengiva estiver muito vermelha, inchada e dolorida, com sangramento ao escovar os dentes. Ou a presença constante de mau hálito, de um dente mole ou se afastado dos demais e da gengiva. Nesses casos, é preciso consultar um especialista.

Para manter a saúde bucal, é importante fazer o uso diário, e após as refeições, do fio dental e a escovação dos dentes, além da visita regular ao dentista, de preferência a cada seis meses, principalmente os pacientes cardiopatas, diabéticos e hipertensos, que têm alterações vasculares.