Artigo
O tratamento do câncer e a saúde bucal


O paciente que vai ser submetido a um tratamento oncológico deve receber os cuidados preventivos e simultâneos de um cirurgião-dentista, para que a terapia contra o câncer não traga prejuízos à sua saúde bucal e geral. A quimioterapia e radioterapia tendem a baixar a imunidade e podem causar algumas complicações orais que afetam a qualidade de vida do doente.

As questões mais comuns são a xerostomia (boca seca), aumento de cáries pela redução da salivação, mucolite oral (inflamação na mucosa oral), infecções oportunistas como candidíase e herpes, e sangramentos pela diminuição das plaquetas, por exemplo. Esses problemas são os efeitos colaterais do tratamento de câncer, que podem ser prevenidos ou reduzidos com o acompanhamento do cirurgião-dentista.

Dentro da prevenção estão a higiene oral regular e correta, com a escovação após as refeições, fazendo uso de uma escova de dente macia e um creme dental não abrasivo; e o uso de hidratante labial e lubrificantes da mucosa oral.

Também é fundamental uma revisão da saúde bucal antes do tratamento contra o câncer, para detectar e resolver problemas como cáries profundas e infecções nas gengivas, nas quais possam proliferar bactérias, e esses micro-organismos possam acessar a corrente sanguínea do paciente e causar doenças em outros órgãos, como o coração, por causa da baixa imunidade existente.

Portanto, é sempre bom reforçar a necessidade de se manter diariamente a higiene bucal, com o uso de fio dental, creme dental de qualidade e escova macia após as refeições. E a visita regular ao dentista, de preferência a cada seis meses.

Designed by Freepik