Artigo
Odontogeriatria


Ter hábitos saudáveis de alimentação e manter a higiene bucal diária são atitudes importantes durante toda a vida e fundamentais para a saúde das gengivas e dos dentes na chamada terceira idade. Para se chegar aos 60 anos ou mais com a boca saudável e todos os dentes naturais é preciso ter os cuidados necessários ao longo dos anos e tratar inclusive daqueles problemas mais complexos que possam aparecer.

A Odontogeriatria é uma especialização da Odontologia voltada para as pessoas idosas e que ajuda a prevenir e cuidar dos problemas comuns dessa faixa etária. É importante que o profissional especialista esteja ciente e acompanhe as questões de saúde geral do paciente, inclusive mantendo contato com os médicos que assistem o(a) idoso(a), para um diagnóstico mais preciso.

Os idosos podem apresentar necessidades especiais devido a tratamentos anteriores mal feitos; a próteses não adaptadas, que tendem a ocasionar lesões nas gengivas; a doenças sistêmicas, como diabetes descontrolada e osteoporose, que causa perda óssea; e à xerostomia, que é a sensação de boca seca. Nesse último caso, alguns lubrificantes orais podem ser usados, além de recomendada a ingestão de bastante líquido.

Com a idade, é natural também a diminuição na secreção dos sucos gástricos e isso torna muito importante a mastigação para a boa digestão, que começa no preparo dos alimentos na boca.

Portanto, é importante investir na prevenção, que passa pela visita regular ao dentista a cada 6 meses; na higiene bucal após as refeições, com o uso de fio dental e de escova macia; além de uma dieta balanceada, com carnes magras, verduras, legumes, frutas, cereais e fibras, evitando o consumo de doces, balas e refrigerantes.

Designed by Freepik