Artigo
Placa bacteriana e Tártaro


É muito comum ouvir falar em placa bacteriana e tártaro, principalmente em mensagens comerciais de cremes dentais nos meios de comunicação. Mas qual a diferença entre esses dois problemas dentários, como se formam e que prejuízos trazem à saúde bucal?

A placa bacteriana é uma camada transparente formada por bactérias e açúcares, a partir de restos de alimentos, que adere à superfície do dente próxima à gengiva e que se não for removida através da correta higienização da boca pode causar cáries pela sua ação no esmalte dos dentes e inflamação da gengiva (gengivite).

Essa placa bacteriana quando permanece no dente e endurece transforma-se no tártaro. Ele é de fácil identificação, pois é um depósito duro, de coloração amarelada ou marrom, na base do dente e que pode se formar também sob o tecido da gengiva. Para o diagnóstico e a retirada do tártaro é preciso consultar um dentista, porque somente esse profissional tem os instrumentos e técnica para fazer a remoção.

A melhor maneira de prevenir a formação da placa bacteriana e do tártaro é evitar o consumo de alimentos muito açucarados, como doces, balas e refrigerantes, e aqueles que contenham amido e grudem nos dentes, como pães, massas e biscoitos.

Outra medida importante é fazer regularmente a higiene oral, após as refeições, com o uso de fio dental e a escovação adequada, podendo usar um creme dental antitártaro e um enxaguante bucal.

E, por fim, visitar o dentista a cada seis meses, ou pelo menos uma vez ao ano, para acompanhar a sua saúde oral.

Projetado pelo Freepik