Artigo
Dente Trincado


Um dente trincado pode ser motivo de dor e desconforto na hora da mastigação, provocar sensibilidade quando em contato com alimentos e líquidos quentes ou frios, ou pode não apresentar sintomas e ser descoberto em um exame de rotina. O fato é que ter o dente trincado é mais comum do que se pensa.

As causas mais corriqueiras são morder alimentos duros ou que tenham casca ou caroço, como amendoim, nozes, azeitona, balas, até gelo; mordida desalinhada; ranger ou apertar os dentes; e sofrer algum trauma na face.

Para fazer o diagnóstico da trinca do dente é necessário um exame clínico minucioso, acompanhado de radiografias ou tomografias, do uso de aparelhos de transiluminação, e, em alguns casos, de microscopia. Pode ser feita ainda a remoção de restaurações para ver a extensão do problema até a raiz do dente.

O tratamento vai depender da gravidade da fissura e da sua localização. Os procedimentos podem ser desde a restauração do dente, a colocação de uma coroa para aumentar a proteção ou até mesmo a remoção do dente se houver complicações, como perda óssea.

O melhor é sempre apostar na prevenção. O recomendável é se evitar a mastigação de alimentos duros, e fazer visitas regulares ao dentista para a avaliação das condições gerais da saúde bucal e o diagnóstico precoce de qualquer trinca, a fim de tratar o problema ainda no seu estágio inicial.

Designed by Freepik