A medicina esportiva cuida da saúde física e mental de atletas profissionais, melhorando sua performance e prevenindo lesões decorrentes das atividades físicas. Para isso, o atleta de alto desempenho conta com profissionais de várias áreas da saúde como: fisioterapeuta, psicólogo, fisiologista, nutricionista, médico e dentista.
A Odontologia esportiva tem como objetivo a prevenção e tratamento das lesões e doenças orais que possam influenciar na saúde geral do atleta e no seu rendimento.
A importância do profissional da Odontologia nas atividades esportivas foi preconizada pelo doutor Mário Hermes Trigo de Loureiro, convidado a integrar a comissão técnica da seleção brasileira de futebol nas copas de 1958, 1962 e 1966. Removendo ou tratando focos infecciosos dentários, Trigo melhorou a condição física dos jogadores, comprovando a influência da saúde bucal na performance do atleta em uma competição.

Dr. Mário Trigo ao lado do Rei Pelé em 1958
Além do trabalho preventivo com a utilização dos protetores bucais, da melhora da mastigação e alimentação, do tratamento dos focos infecciosos dentários e outras doenças, a Odontologia Esportiva também pode melhorar o desempenho do atleta respirador bucal, diagnosticando e estabelecendo o melhor tratamento.