O que é Endodontia ?
A Endodontia é a especialidade odontológica responsável pelo tratamento dos canais (tratamento endodôntico) dos dentes, quando o tecido que se encontra no seu interior (tecido pulpar) está inflamado, infectado ou há necessidade da sua remoção devido à perda de estrutura dentária.
O que ocasiona problema de canal?
O comprometimento do tecido que se encontra no interior do canal (tecido pulpar) pode ser ocasionado por cáries extensas, restaurações profundas, traumatismos dentários ou outros fatores que promovam inflamação, infecção ou necrose (morte do tecido).
Como é o tratamento de canal?
O tratamento de canal, realizado com técnicas modernas que possibilitam a diminuição do tempo necessário para sua limpeza e desinfecção, pode ser executado, na maioria das vezes, em apenas uma sessão clínica, de forma indolor e segura.
O tratamento de canal escurece o dente?
O tratamento de canal realizado de forma correta não causa escurecimento do dente. As causas mais comuns do escurecimento dental estão ligadas aos materiais restauradores ou traumatismo dental.
Porque o dente que sofreu um trauma normalmente escurece?
O escurecimento do dente traumatizado ocorre devido à hemorragia e morte do tecido presente no interior do canal (necrose do tecido pulpar).
O que fazer nos casos de traumatismo dental?
As sequelas relacionadas ao traumatismo dental podem aparecer a longo prazo e dependem da intensidade do trauma. A orientação e acompanhamento de um profissional especializado imediatamente após o trauma, sobre os procedimentos imediatos, bem como o diagnóstico e tratamento adequados são de extrema importância para o restabelecimento funcional e controle das possíveis sequelas.
Qual a importância do uso do protetor bucal?
As atividades esportivas são as principais causas do trauma dental. A preocupação com a prevenção, através do uso dos protetores bucais, tem contribuído para a diminuição de casos. O protetor bucal personalizado (feito através da moldagem da arcada dentária) se adapta perfeitamente aos dentes, não gera desconforto e nem atrapalha a respiração do atleta.
Qual a vantagem do uso do microscópio clínico no tratamento de canal?
O microscópio clínico, introduzido na prática odontológica em várias especialidades e na endodontia, auxilia na elaboração do diagnóstico assim como torna os procedimentos clínicos mais precisos, aumentando o índice de sucesso do tratamento.
O implante dentário é mais recomendado que o tratamento de canal?
A manutenção do órgão dentário na cavidade oral, insubstituível na sua natureza e fisiologia, faz parte do planejamento na promoção da saúde bucal. Porém, apesar do seu alto índice de sucesso, o tratamento de canal pode não ser a melhor alternativa para um planejamento seguro com um prognóstico previsível em determinados casos. O implante dentário é uma alternativa segura quando não é possível alcançar um tratamento de canal adequado ou manter o dente na cavidade oral, restabelecendo suas funções e estrutura.
De quanto em quanto tempo se deve ir ao dentista?
O tempo recomendado é de 6 meses. Contudo é importante salientar que esse intervalo pode ser modificado pelo profissional de acordo com a necessidade de cada paciente.
Qual a frequência recomendada de escovação dos dentes por dia para evitar cáries?
A escovação dos dentes deve ser realizada sempre após cada refeição.
Como é feita a escovação correta?
A escovação deve ser realizada com escova de cerdas macias e com cabeça pequena, possibilitando o alcance de áreas de difícil acesso. O movimento deve ser circular, massageando a gengiva e com atenção em atingir todas as faces dos dentes.
Qual a importância do uso do fio ou fita dental?
O uso do fio ou fita dental é de fundamental importância na complementação da limpeza dos dentes. Promove a limpeza das áreas entre os dentes onde a escova não alcança. Com a escovação correta e o uso do fio ou fita prevenimos, além das cáries, a inflamação (gengivite) e o sangramento da gengiva.
Quando utilizar fio, fita ou escova interdental?
O fio, fita ou escova interdental têm a mesma função: limpar as áreas entre os dentes complementando a escovação. A escolha se dá através do espaço existente entre os dentes. Quando esse espaço é grande, a escova interdental é mais eficiente na limpeza.
É importante usar o enxaguante na higiene bucal?
O uso do enxaguante bucal, após a escovação, aumenta a proteção contra a formação da placa dentária e das cáries, reduzindo ainda mais os germes presentes na cavidade oral.