Artigo
Retração Gengival


A retração gengival é um assunto recorrente no consultório, e muitos pacientes apresentam o problema sem saber como evitar e tratar.

Para começar, a retração ou recessão gengival é o afastamento do tecido que envolve e protege o dente de tal forma que a raiz fica exposta e causa sensibilidade no local, principalmente quando ingerimos alimentos e bebidas quentes ou frios.

As causas mais comuns da retração gengival são o traumatismo por escovação forte dos dentes, inflamação da gengiva por placa bacteriana, dentes desalinhados ou encavalados, e restaurações mal adaptadas.

Para prevenir a retração gengival é necessário ter hábitos saudáveis. A começar por usar escovas de dentes com cerdas macias e evitar movimentos bruscos na escovação. Higiene bucal após as refeições, com o uso inclusive de fio dental. Consultas regulares ao dentista para prevenir e tratar das inflamações na gengiva, e para corrigir a má posição dos dentes com aparelho ortodôntico.

O tratamento da retração gengival vai depender da avaliação do dentista, mas em geral passa pela orientação ao paciente para que o processo não evolua. Em alguns casos é feita a intervenção cirúrgica.

Algumas medidas podem ajudar a amenizar a sensibilidade dos dentes com retração gengival. Evitar bebidas ácidas (sucos, isotônicos e refrigerantes) e alimentos açucarados (balas e doces), além de fazer uso de pastas de dentes específicas e bochechos com soluções fluoretadas.