Artigo
Dente de Leite


Os chamados dentes de leite são também conhecidos como dentes decíduos ou dentição decídua, dentição infantil ou temporária. A idade normal para o nascimento é por volta de 6 meses de idade. São um total de 20 dentes, dez na arcada superior e dez na inferior. E possuem uma estrutura semelhante aos dentes definitivos ou permanentes, porém apresentam forma e tamanho diferentes.

Quando os dentes de leite estão para nascer, o bebê tende a apresentar o aumento da salivação, coceira e abaulamento da gengiva, um estado febril, e em alguns casos fezes mais líquidas. É recomendável oferecer à criança, nesse período, mordedores de borracha para massagear a gengiva e melhorar o desconforto.

Normalmente, os dentes de leite que costumam cair primeiro são os anteriores, sendo logo após os caninos e depois os posteriores. Aos seis anos de idade, nascem os primeiros molares permanentes, que ficam atrás do último dente de leite.

O motivo da queda do dente de leite é a chegada do dente permanente, que tende a surgir em até um mês. É importante o acompanhamento de um dentista quando esse tempo for maior do que um mês, principalmente se o motivo for a falta de espaço para o dente permanente.

Em alguns casos, a queda do dente de leite pode ocorrer por trauma, quando a criança bate a boca. O procedimento recomendado então é procurar o odontopediatra, que deve fazer uma radiografia da região e avaliar a situação.

Em relação à higiene dos dentes de leite, a escovação começa a ser feita a partir dos primeiros sinais de chegada da dentição, com escova infantil de cerdas macias. Antes, os pais já devem limpar a boca e gengiva do bebê com uma fralda ou uma gaze molhada em água filtrada ou fervida.