Artigo
A dieta ideal para a saúde bucal


Para manter a sua saúde geral, e especialmente a saúde bucal, é importante ter hábitos saudáveis e uma alimentação balanceada. Afinal, as escolhas que fazermos ao comer e beber determinam como o nosso organismo vai funcionar. Por isso, é importante saber o que ajuda e o que prejudica, principalmente no nosso caso, os dentes e a gengivas.

Para começar, é importante evitar o grande consumo de alimentos ricos em açúcar e amido, como as balas, doces, biscoitos e refrigerantes. Eles contribuem para a formação da placa bacteriana e do tártaro, que aumentam a acidez da boca e atacam o esmalte do dente. O resultado dessa combinação são as cáries e a inflamação da gengiva (gengivite).

Existem os alimentos que são considerados detergentes, porque aumentam a produção de saliva, reduzem a acidez da boca e ajudam na remoção de resíduos e bactérias dos dentes. Exemplos são a maçã, pera, mamão, melancia, kiwi, e ainda o pepino, brócolis e a acelga.

Há os alimentos ricos em cálcio, que fortalecem os dentes e ajudam na proteção do esmalte dental, como o leite e seus derivados, e também vegetais de cor escura, como brócolis, couve e espinafre.

Já os que são ricos em vitamina C mantêm as gengivas saudáveis e ajudam na cicatrização em casos de ferimento na escovação ou no uso do fio dental. São eles as frutas, como a laranja, limão, abacaxi, acerola, caju e tomate, e os vegetais, como o agrião, rúcula e brócolis.

É fundamental destacar que conjugados à boa alimentação devem estar os bons hábitos de higiene bucal, como o uso diário após as refeições do fio dental e a escovação dos dentes com uma escova macia. Assim, a sua saúde fica em dia e a boca, sempre saudável.