Artigo
Dentes do Siso


Os dentes do siso são aqueles dentes molares permanentes que ficam localizados ao final da arcada dentária (3º molares) e surgem no fim da adolescência e início da idade adulta, por isso chamados popularmente de dentes do juízo. Eles são no total de quatro, dois superiores e dois inferiores, em ambos os lados dos maxilares.

Por serem os últimos a nascer, muitas vezes não encontram espaço ou estão em posição desfavorável, ficando totalmente ou parcialmente inclusos nos tecidos gengival e ósseo. Esse quadro pode causar incômodo, dor, e até inflamação em volta do dente (pericoronarite).

Para resolver a questão e evitar o impacto nos demais dentes, é recomendada a cirurgia de extração dos sisos, preferencialmente do superior e do inferior do mesmo lado. É aplicada a anestesia local (ou geral em casos especiais), feita a incisão na gengiva e são retirados os dentes, com posterior sutura.

Os procedimentos pós-operatórios, principalmente no dia da intervenção, são compressas de gelo regulares, ingestão de bebidas ou alimentos gelados, dieta líquida ou pastosa, e o cuidado com a utilização, de forma correta, das medicações necessárias prescritas pelo dentista para evitar a dor local e infecção. Também é recomendado que o paciente não fume ou consuma bebidas alcoólicas, para evitar que substâncias tóxicas possam interferir na cicatrização da gengiva.

A manutenção da higiene bucal é outro fator importante, sendo que de uma forma mais cuidadosa, com a escovação mais suave, para evitar que os pontos retenham alimentos e ali se proliferem bactérias que causem infecção do tecido.

Após uma semana, há o retorno do paciente ao consultório para a retirada dos pontos e revisão do procedimento.