Artigo
Disfunção Temporomandibular


Alguns pacientes chegam ao consultório reclamando de dores na região da mandíbula, associadas à dor de cabeça e de ouvido, estalos na articulação, e também dificuldade de mastigar, podendo ter inchaço no rosto. Esses são sintomas da chamada Disfunção Temporomandibular ou DTM, que afeta a estrutura que une a mandíbula aos ossos temporais do crânio.

Para saber a causa da DTM é preciso fazer alguns exames detalhados, inclusive de imagem se necessário, e um levantamento de informações sobre os hábitos e o cotidiano do paciente, que permita chegar a uma conclusão. O problema pode ter origem muscular, óssea, nos tecidos ou órgãos da região, e também por questões dentárias.

Dentre as causas não ligadas a questões dentárias estão dores nos nervos da face, dores musculares no pescoço, nos músculos da mastigação, nas glândulas salivares ou lacrimais, e inflamações no ouvido (otite) e nos seios nasais (sinusite), por exemplo. A predisposição genética, um trauma local e o estresse também podem contribuir para a existência da DTM.

A possibilidade de origem da dor ser na região da boca está na existência de um abcesso dentário, uma infecção da polpa ou do nervo do dente, decorrente de complicação ou da falta de tratamento de uma cárie. Nesse caso, a proliferação de bactérias extrapola o canal do dente, atingindo os tecidos ósseos, causando forte dor, que pode se irradiar para a região da mandíbula. Para essa situação, a prevenção está nos bons hábitos de higiene bucal e nas visitas regulares ao dentista.

O importante é buscar esse diagnóstico o mais breve possível, após identificar os primeiros sintomas.

Designed by Freepik